Faça sua voz ser ouvida participando do Concurso de Cartas #NossaAmazônia
Convidamos você a escrever uma carta a um tomador de decisão eleito para atuar em sua comunidade. A carta deve ser inspirada em reportagens e histórias do Fundo de Jornalismo de Florestas do Pulitzer Center.
Por meio desse concurso, você terá a oportunidade de explorar e abordar questões locais e globais relacionadas à Amazônia, praticar sua cidadania global, ação cívica e redação eloquente, a fim de defender a Amazônia, suas comunidades e biodiversidade.
O Pulitzer Center está ansioso para ler e compartilhar suas cartas, para que sua voz possa ser ouvida em todo o mundo. Continue lendo para saber mais sobre o concurso e entender como participar.
TERMOS E CONDIÇÕES
Elegibilidade
O concurso está aberto a todos entre 15 e 24 anos que sejam residentes nos países amazônicos (Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana). Aceitamos cartas escritas em espanhol ou em português.
Instruções
- Visite e selecione uma história do Fundo de Jornalismo de Florestas que lhe interesse (consulte a aba "Região", aqui abaixo, para encontrar "Amazônia" e filtre por "Espanhol/Português"). Você também pode conferir nossas histórias sugeridas.
- A carta deve ser inspirada em reportagens e histórias do Fundo de Jornalismo de Florestas que lhe interesse (consulte a aba "Região", aqui abaixo, para encontrar "Amazônia" e filtre por "Espanhol/Português"). Você também pode conferir nossas histórias sugeridas.
- Escreva uma carta de uma página (máximo de 500 palavras) para um representante eleito em sua comunidade (prefeito(a), deputado(a), ou qualquer autoridade política). A carta deve incluir:
- Um breve resumo do problema identificado, citando o título da história e resumindo por que ela te inspirou.
- Uma explicação de como essa questão está relacionada à sua comunidade local e/ou a você pessoalmente.
- Uma proposta de ação que você gostaria que o representante local utilizasse para resolver o problema ou melhorar as situações identificadas.
Se precisar de ajuda e inspiração para escrever sua carta, consulte nossa seção de materiais extras para professores e estudantes.
PRAZO: 12 DE NOVEMBRO DE 2023
PRÊMIOS
3 vencedores serão selecionados e receberão:
- 500 USD (quinhentos dólares americanos) para apoiar uma ação ambiental sobre a Amazônia que você realiza em sua comunidade.
- Publicação da carta, foto e biografia no site do Pulitzer Center.
Além disso, outros 10 finalistas serão selecionados e receberão:
- Publicação da carta, foto e biografia no site do Pulitzer Center.
- O plantio de uma árvore com o seu nome na Amazônia por meio do projeto Saving The Amazon.
- Certificado digital de reconhecimento como vencedor.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
As cartas serão julgadas de acordo com os seguintes critérios:
- Como você pode explicar esse tópico e sua importância para alguém que não tem tanto conhecimento sobre ele?
- Como você está ligado ao assunto sobre o qual está escrevendo?
- Que iniciativas ou soluções para esse problema já existem?
- Quem tem o poder de fazer a mudança que você deseja ver?
APOIO PARA PREPARAR ESTUDANTES E ORGANIZAÇÕES PARA A COMPETIÇÃO
Você encontrará materiais extras para organizações sociais, professores e alunos em nosso centro de recursos com material extra criado para a competição. Lá você encontrará uma apresentação de slides para facilitar um workshop preparatório e uma planilha para acompanhar o workshop e ajudar os alunos a escreverem suas cartas.
Além disso, você pode solicitar um workshop virtual gratuito facilitado por um membro da equipe do Pulitzer Center por meio deste formulário.
Estamos ansiosos para receber suas cartas e ler suas perspectivas únicas sobre o futuro da Amazônia! Juntos, podemos causar impacto e promover mudanças positivas para nossa floresta.
Se você tiver dúvidas, solicitações ou sugestões, escreva para [email protected].