Translate page with Google

Story Publication logo March 17, 2023

Podcast discute o que a mortalidade materna revela sobre a saúde no Brasil

Country:

A pregnant person holds their swollen womb
English

Cláudia Collucci investigates Brazil's struggling health care system and the tragedy of maternal...

SECTIONS

 Imagem gentilmente cedida por Folha de S.Paulo.

Depois da pandemia, país voltou ao patamar de 1998; indicador reflete falta de serviços básicos.


SÃO PAULO—No Brasil, 90% das mortes maternas poderiam ter sido evitadas. Elas são causadas por problemas como hipertensão, hemorragias e infecções e apontam para a falta de atenção primária e para a dificuldade de acesso a serviços básicos de saúde no Brasil.


Como uma organização jornalística sem fins lucrativos, dependemos de seu apoio para financiar o jornalismo que cobre assuntos marginalizados em todo o mundo. Doe qualquer quantia hoje para se tornar um Campeão Pulitzer Center e receba benefícios exclusivos!


Uma série de reportagens da Folha mostra que a pandemia fez o país retroceder 25 anos no indicador. Em 2021, 110 mulheres morreram entre a gestação e o pós-parto a cada 100 mil bebês nascidos vivos, mesmo patamar de 1998. Segundo o Ministério da Saúde, o número é quase o dobro do registrado em 2019 – antes da crise sanitária.

O arrefecimento da pandemia impactou positivamente os índices de mortes de gestantes e puérperas, mas as fragilidades na assistência obstétrica, que antecediam o coronavírus, continuam. E o Brasil segue distante da meta estabelecida em um acordo internacional, de 30 mortes a cada 100 mil nascidos vivos. Um relatório do próprio Ministério da Saúde aponta que há 95% de chance de o país não cumprir o objetivo.

O Café da Manhã desta quinta-feira (16) explica como o Brasil viu a taxa de mortes maternas crescer e analisa os gargalos nessa área do sistema de saúde. A repórter Claudia Colucci, que coordenou a série de reportagens sobre o tema, feita em parceria com o Pulitzer Center, conta como governo e sociedade civil se organizam para combater o problema.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes e edição de som de Raphael Concli.

RELATED TOPICS

navy halftone illustration of a covid virus

Topic

COVID-19

COVID-19
navy halftone illustration of a female doctor with her arms crossed

Topic

Health Inequities

Health Inequities
Three women grouped together: an elderly woman smiling, a transwoman with her arms folded, and a woman holding her headscarf with a baby strapped to her back.

Topic

Gender Equality

Gender Equality

RELATED INITIATIVES

global health reporting initiative

Initiative

Global Health Inequities

Global Health Inequities

Support our work

Your support ensures great journalism and education on underreported and systemic global issues