POR Amazon-COVID19 Call for Proposals
As propostas devem ser entregues em 23 de junho.

ATUALIZAÇÃO: O prazo foi estendido para 23 de junho de 2020 às 23h59 (DC / ET).

Em resposta aos acontecimentos preocupantes relacionados ao impacto do COVID19 na região amazônica, o Amazon Rainforest Journalism Fund (RJF) e o Pulitzer Center estão abrindo uma nova chamada para bolsas. Jornalistas, editores e organizações independentes de mídia estão sendo convidados a apresentar uma proposta para um projeto de notícias digital, colaborativo, que lançará luzes entre COVID19, desmatamento e outras questões críticas na região. O projeto deve destacar as vozes locais e ter um sólido plano de distribuição, alcançando diversos públicos e alavancando mídias digitais, redes sociais e parcerias de mídia. Deve haver uma entidade coordenadora responsável por gerenciar e editar as informações e por facilitar o jornalismo colaborativo e eficiente, evitando viagens neste contexto, e com base em fontes confiáveis. Os critérios e instruções estão detalhados nas seções a seguir. Clique aqui para a aplicação.

As propostas para esta convocação especial devem ser recebidas até junho 23. Serão escolhidos um número limitado de projetos - metade dirigidos ao idioma espanhol e metade com audiência em língua portuguesa.

Elegibilidade

Jornalistas independentes e equipes de meios, redações e organizações de notícias independentes que trabalham com qualquer mídia (impressa, multimídia, rádio, TV, etc.) serão bem-vindos. Os candidatos podem ser de qualquer nacionalidade, mas devem estar baseados na região amazônica. Se uma equipe ou redação estiver se candidatando, o líder da equipe deve ser o candidato principal.

O comitê de seleção priorizará equipes/candidatos com experiência comprovada em projetos reconhecidamente colaborativos, transfronteiriços na região, e com um claro interesse em temas urgentes e subnotificados na Amazônia. As equipes devem envolver comunicadores e jornalistas locais ou indígenas, ribeirinhos e quilombolas, isolados em suas comunidades.

As propostas podem ser apresentadas em espanhol, português ou inglês. As reportagens e publicações podem ser feitos em qualquer idioma. O comitê selecionará um número limitado de projetos que atendem aos critérios da proposta, com prioridade dada a um projeto para o público em português e outro para o público em espanhol.

Temas

As propostas devem abordar a interseção entre COVID19, conflitos de terra, desmatamento e outras questões críticas na Amazônia. Deve haver um vínculo com pelo menos um dos principais tópicos abordados pelo RJF:

  1. O papel das florestas tropicais na equação climática geral e nos padrões climáticos globais, regional e localmente, e as conseqüências resultantes para a vida humana e as condições de vida (em termos gerais) causadas pelo desmatamento
  2. Causas do desmatamento (em termos gerais)
  3. Soluções para deter o desmatamento (em termos gerais)

Critérios

Os projetos propostos devem:

  • Ser inovadores e usar a mídia digital;
  • Envolver a colaboração, incluindo jornalistas locais e/ou indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • Ter uma distribuição forte e ampla, incluindo parcerias de mídia e uma estratégia de mídias sociais para atingir um público diversificado;
  • Comprovar atenção às normas de edição, comunicação e segurança (por exemplo, evitar viagens e implementar medidas preventivas de saúde para jornalistas e comunidades);
  • Incluir um plano para agregar informações que facilitem o acesso e/ou incorporação por parceiros de mídia e público em geral (por exemplo, blog ao vivo, página de rolagem etc.).

Os projetos podem envolver: jornalismo de dados (análises e visualização aprofundadas); contar histórias digitais, multimídia (áudio, apresentações de slides, ensaios fotográficos, histórias em vídeo, infográficos etc.); matérias AMP (celular); longas reportagens com scrolly-telling; reportagens visuais de 360 graus, AR (Realidade Aumentada) ou VR (Realidade Virtual); reportagens em massa; ou blogs ao vivo.

Instruções

As inscrições devem ser enviadas através do formulário no link abaixo. O formulário solicita as seguintes informações:

  • Uma descrição do projeto proposto (400 palavras no máximo), incluindo as seguintes informações: tópico/foco e sua atualidade; metodologia (detalhes sobre coordenação, reportagem, edição e gerenciamento de informações - principalmente em relação aos jornalistas locais).
  • Plano de entregas de materiais e de distribuição na mídia (200 palavras no máximo), incluindo 1) plano de publicação e parcerias com a mídia e 2) estratégia digital (newsletters, redes sociais, parcerias, multimídia, arquivos da web ou bancos de dados).
  • Estimativa preliminar do orçamento, incluindo uma estimativa básica dos custos;
  • Para o jornalista principal: informações de contato, currículo, três matérias que comprovem experiência em reportagem, e três referências profissionais.
  • Para o restante da equipe: descrição de funções, qualificações profissionais e currículos sempre que possível.
  • Cartas de compromisso da mídia ou editores parceiros interessados.
  • As propostas também podem incluir uma descrição mais detalhada do projeto, mas isso será considerado apenas como um complemento opcional.
  • Deadline: 23 Junho 2020

Orçamento: Não há valor mínimo ou máximo para a concessão dessas bolsas. Os orçamentos dependerão do projeto específico e devem ser justificados com os detalhes e o planejamento necessários. Os orçamentos devem incluir, por exemplo:

  • Remuneração para jornalistas locais
  • Mídia social ou custos da estratégia de comunicação digital
  • Custo da coordenação e gestão do projeto

Para projetos aprovados, metade do valor da bolsa é geralmente pago imediatamente antes da reportagem e o restante é entregue após o envio do material principal para publicação ou transmissão. Termos específicos de concessão serão negociados durante o processo de inscrição.

Cronograma de inscrição: Dentro de uma semana após o envio, você deve receber uma confirmação de recebimento. As inscrições serão entregues em 20 junho e os candidatos aprovados serão notificados até 30 junho.

Inscreva-se aqui