Translate page with Google

Pulitzer Center Update October 11, 2021

Perguntas mais frequentes: O que você precisa saber para se juntar à Rainforest Investigations Network

Author:

O Pulitzer Center abriu o seu processo seletivo para candidaturas às bolsas da Rainforest Investigations Network (RIN). No seu quarto ano, a rede selecionará um novo grupo de jornalistas para receber apoio financeiro e editorial e investigar as questões mais prementes ligadas ao desmatamento na Amazônia, Bacia do Congo e Sudeste Asiático.

Estamos entusiasmados em ver o grande interesse que a iniciativa gerou entre os jornalistas. Reunimos algumas de suas perguntas mais comuns (e nossas respostas) neste guia para ajudar no processo de inscrição. Não se esqueça: 20 de dezembro de 2023 é a data limite para se candidatar às bolsas RIN.

 

O que é a Rainforest Investigations Network?

A Rainforest Investigations Network, ou RIN, é uma iniciativa do Pulitzer Center criada para facilitar reportagens investigativas sobre a interseção entre desmatamento, corrupção e governança nas regiões de floresta tropical. Acreditamos que a destruição das florestas da Amazônia, Bacia do Congo e Sudeste Asiático é uma das temas mais urgentes do nosso tempo. A nova rede abordará as conexões entre o desmatamento em escala industrial e as cadeias de suprimentos globais, brechas legais e fluxos ilegais de dinheiro..

 

Quem pode participar? Jornalistas empregados ou freelancers?

Jornalistas empregados e freelancers podem participar. Buscamos repórteres investigativos experientes, apaixonados por matérias sobre negócios e meio ambiente e dispostos a trabalhar em colaboração com outros jornalistas

 

Tenho que morar em uma região de floresta tropical para participar?

Estamos recrutando para duas categorias de bolsas: regionais e globais. Os bolsistas regionais devem estar baseados em países que abrigam as florestas tropicais da Amazônia, Bacia do Congo ou Sudeste Asiático. Exceções a essa regra podem ser avaliadas se as propostas de países vizinhos explicarem as conexões entre o país vizinho e a região de floresta tropical. Os bolsistas globais podem estar baseados em qualquer lugar do mundo; eles devem trabalhar (ou colaborar) com uma organização de mídia com alcance global.

 

Quais são os benefícios de ser um bolsista? 

  • O Pulitzer Center cobrirá seu salário por um ano. Sua organização de mídia também receberá apoio financeiro (veja mais detalhes abaixo).
  • Você trabalhará com um grupo de jornalistas de primeira linha de todo o mundo em matérias de impacto regional e global.
  • O Pulitzer Center  fornecerá coordenação, treinamento especializado e suporte de dados para a rede.

 

Posso enviar uma proposta sem o endosso de uma organização de notícias?

Não. Independentemente de você estar enviando sua proposta como freelancer ou como jornalista empregado, você precisará de uma carta de apoio da organização de mídia que o emprega ou concordou em publicar suas investigações durante a sua bolsa.

 

É possível enviar propostas em equipe ou por meio de meus editores?

Não. As propostas devem ser apresentadas pelo candidato à bolsa. Depois de se tornar um bolsista, é possível convidar colegas de sua redação (que estão trabalhando em seu projeto) para participar de algumas das atividades da rede.

 

Qual é o apoio financeiro que os bolsistas receberão?

Não há um valor definido. Determinaremos o salário anual de um repórter de um país específico depois de conversar com ele e sua organização de notícias.

 

Quanto tempo dura a bolsa?

A bolsa tem duração de um ano com a possibilidade de renovação com base no desempenho.

 

Há recursos para pagar viagens?

Os veículos que abrigarem os bolsistas receberão US$10.000 para cobrir despesas de viagens e outros custos editoriais.

 

Como deve ser a minha proposta de projeto?

Sua proposta deve demonstrar que você fez uma pré-pesquisa substancial sobre as histórias que deseja cobrir, incluindo hipóteses que orientem o trabalho, fontes de dados e a metodologia investigativa. Não é necessário detalhar quantas matérias serão produzidas, mas queremos ver um plano de reportagem ambicioso, coerente e realista. Valorizamos reportagens explicativas e outras formas de jornalismo aprofundado, mas nos concentramos em reportagens investigativas que revelam erros sistêmicos e/ou abusos que são desconhecidos ou ocultos.

 

Devo me dedicar exclusivamente ao projeto investigativo?

Sim. Esperamos que este seja o principal compromisso de reportagem do bolsista durante o ano.

 

Que nível de colaboração ocorrerá entre os bolsistas?

A RIN se baseia no princípio de que a colaboração e o compartilhamento de dados, experiência e métodos investigativos resultam em matérias mais fortes com um impacto regional e global mais amplo. Enquanto cada bolsista trabalhará em suas próprias investigações, prevemos uma colaboração robusta entre os bolsistas e ocasionais reportagens conjuntas transregionais quando uma história maior merecer essa abordagem.

 

Qual é a diferença entre o RIN e o Rainforest Journalism Fund (RJF)?

A RIN e o RJF são iniciativas semelhantes em termos temáticos, mas operam de forma independente e usam abordagens diferentes. Enquanto o RJF financia jornalistas que buscam apoio para uma matéria específica relacionada às florestas tropicais, a RIN concentra-se em projetos de longo prazo e possui uma abordagem colaborativa, investigativa e transregional.

 

Quem é o principal financiador da rede?

A RIN é financiada pela Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega.

 

Qual é o papel do Pulitzer Center no processo editorial?

O Pulitzer Center coordenará e apoiará a rede, incluindo suporte de dados e pesquisa. Mas os bolsistas e seus veículos terão total independência editorial para realizar seu trabalho. Os bolsistas podem buscar orientação e aconselhamento dos editores da RIN conforme necessário.

 

A independência editorial está garantida?

Totalmente. Sem qualquer restrição.

 

Como devo enviar minha proposta?

As propostas devem ser enviadas através deste formulário online. De preferência, devem ser escritas em inglês, mas também aceitamos inscrições em bahasa indonésio, espanhol, francês e português.

 

Qual é o prazo final para se candidatar a uma bolsa RIN?

As inscrições serão analisadas e as entrevistas serão agendadas por ordem de chegada. Os candidatos são encorajados a se inscrever logo. O último dia para se inscrever é 20 de dezembro de 2023, às 23:59 EST.

 

Se você tiver mais perguntas, escreva para Gustavo Faleiros via e-mail [email protected] e Jelter Meers - [email protected] 

RELATED INITIATIVES

logo for the Rainforest Investigations Network

Initiative

Rainforest Investigations Network

Rainforest Investigations Network

RELATED TOPICS

a yellow halftone illustration of a truck holding logs

Topic

Rainforests

Rainforests
yellow halftone illustration of an elephant

Topic

Environment and Climate Change

Environment and Climate Change