Traducir página con Google

Historia Publication logo Agosto 9, 2021

El arte para protegerse del virus

País:

Autor(a):
MÁSCARAS. Gerardo Chasoy é um artista indígena do povo Inga e Kamentsa, localizado em Putumayo, Colômbia, na fronteira com o Peru. Foto: Duber Rosero / OjoPublico
Inglés

This project will investigate how the pandemic affected the life, security, and community relations...

author #1 image author #2 image
Varios Autores
SECTIONS

A tela “Wanani Goãmū”, de Jaime Diakara, representa o impacto que a pandemia de Covid-19 tem sobre seu povo, os Desana. Foto: Izabel Santos/OjoPúblico/InfoAmazonia.

Esta história também pode ser lida em inglês e espanhol.


Quando voltou de uma viagem à cidade do Rio de Janeiro, em abril de 2020, o antropólogo e artista indígena Jaime Diakara sentiu os primeiros sintomas da Covid-19. Teve febre, indisposição e dor de cabeça. Pelo que viu na televisão, ele deduziu que fora contaminado pela doença. Sem testagem e com os hospitais da cidade colapsados, ele e toda a família, que também foi infectada, tiveram que se tratar em casa. “Usamos chás de plantas e benzimento”, conta.

Consciente de que vivia um momento importante, Jaime resolveu usar a arte – linguagem com a qual tem mais afinidade – para registrar o que passava. “Comecei a rascunhar no papel tudo o que eu sentia e foi assim que fiz este desenho”, relembra, mostrando uma das primeiras pinturas que produziu durante a pandemia.


Os desenhos feitos por Jaime Diákara representam os sintomas de Covid-19 no seu corpo. Foto: Izabel Santos/OjoPúblico/InfoAmazonia.

À medida que o novo coronavírus avançava no corpo de Jaime e debilitava a sua saúde, ele produzia. “A partir disso, criei desenhos e grafismos. Transformei esse trabalho no meu tratamento e chamei a produção de ‘arte de cura’. Foi como se eu estivesse colocando para fora, através da minha ancestralidade Desana, a doença”, explica.

O povo ao qual Jaime pertence, o Desana, é um dos grupos indígenas da família Tukano Oriental que habitam a região da fronteira entre Brasil e Colômbia, no município de São Gabriel da Cachoeira, no estado brasileiro do Amazonas. Jaime se mudou para Manaus, a capital do estado, há mais de dez anos para estudar. O indígena faz parte da parcela de 36 % dos 896,9 mil indígenas do Brasil que vivem em áreas urbanas, de acordo com o Censo de 2010.

Jaime Diakara também é um dos pesquisadores do Núcleo de Antropologia Indígena da Universidade Federal do Amazonas. Desde o início da pandemia, eles vêm coletando relatos em texto, áudio e manifestações artísticas, sobre os diversos impactos provocados pela Covid-19 nos povos indígenas do Amazonas.


As a nonprofit journalism organization, we depend on your support to fund journalism covering underreported issues around the world. Donate any amount today to become a Pulitzer Center Champion and receive exclusive benefits!


Manaus foi uma das cidades mais impactadas pelas duas ondas do novo coronavírus no Brasil. Em abril de 2020, o sistema de saúde colapsou e as imagens de pessoas morrendo sem ar nas portas dos hospitais e em casa correram o mundo. Na segunda onda, faltou oxigênio nos hospitais para tratar os doentes, em um dos episódios mais dramáticos da pandemia no país.

“A chegada da pandemia impactou muito a vida dos indígenas. Na cidade e nas comunidades, deixamos de sair e de praticar os nossos rituais coletivos, que foi uma das piores coisas que a doença nos trouxe. O indígena, em qualquer lugar, precisa circular para trabalhar e comprar alimentos. E muitos de nós trabalham como autônomos, vendem artesanato, fazem rituais de dança, outros precisam ir até a cidade para fazer trocas. Com a necessidade de isolamento social, ficamos muito limitados”, avalia Jaime.

Com acesso limitado aos serviços de saúde, muitos indígenas em contexto urbano infectados pelo SARS-CoV-2 recorreram aos seus conhecimentos ancestrais e se trataram em casa. “Me curei usando bahsese [equivalente a benzimento] e usando folhas, cipós e frutas de sabor travoso”, lembra Jaime.


Consciente do que estava a passar, Jaime Diakara usou a linguagem da arte para registar a luta do seu corpo contra a doença. Foto: Izabel Santos/OjoPúblico/InfoAmazonia.

“Aplicamos o bahsese no líquido dessas plantas, chamando o vírus pelo nome para matá-lo, e fazemos nossa proteção e nossa cura”. Na tradição Desana, três elementos são importantes para a proteção contra enfermidades: breu (resina extraída de uma árvore), cigarro e líquido (infusão de folhas).

No Brasil, os povos indígenas estão entre os grupos prioritários para receber a vacina, que começou a chegar aos seus braços em Janeiro deste ano. Mas, inicialmente, o Ministério da Saúde excluiu dos grupos aqueles que, como Jaime, não vivem em terras indígenas. Após uma longa espera, o artista indígena conseguiu ser vacinado há algumas semanas.

Como é que a pandemia teve impacto na visão do mundo indígena? O trabalho de Jaime Diakara para esta série jornalística "Visões do Coronavírus" retrata o impacto da pandemia no seu povo. O resultado é a tela "Wanani Goãmū", ou "O proprietário das plantas medicinais" em wanni, a língua falada pelo seu povo.

A imagem que o artista coloca representa o confronto do corpo contra o novo coronavírus através da oposição entre a luz e a sombra -sol nascente e poente- apoiada pela "cabaça do mundo", que sustenta o universo de acordo com a cosmologia de Desana. "Os seres invisíveis que causam Covid-19 atacam-nos do lado onde não há luz, o lado esquerdo. É por isso que usamos gráficos de protecção nesta parte do corpo", explica Jaime.


A tela “Wanani Goãmū”, de Jaime Diakara, representa o impacto que a pandemia de Covid-19 tem sobre seu povo, os Desana. Foto: Izabel Santos/OjoPúblico/InfoAmazónia.

Jaime Diakara tem 41 anos de idade e passou a sua infância e adolescência a ouvir histórias sobre os rituais da sua comunidade Cucura Igarapé. Mudou-se então para a cidade para estudar e está agora a fazer um doutoramento em antropologia na Universidade Federal do Amazonas.

O artista diz que a maior ameaça à existência dos povos indígenas do Brasil não é a doença, mas a falta de políticas e acções públicas para o seu bem-estar. "Os povos indígenas que vivem no interior do Estado têm de deixar as suas comunidades e ir à capital em busca de ajuda, comida, assistência, tudo, porque aqueles que deveriam estar a oferecer isto não o fazem. As comunidades indígenas fecharam-se a si próprias. Mas a fome e a necessidade não respeitam o isolamento social. Eles entram nas nossas vidas, nas nossas comunidades, sem pedir autorização", diz ele.

A pandemia não afectou apenas os povos indígenas que vivem nas suas comunidades, mas também os que vivem na cidade. "Mudou a minha maneira de viver. Mudou totalmente a forma como nos relacionamos uns com os outros. Hoje já não nos podemos sentar juntos, falar e discutir as nossas necessidades. Diria mesmo que a nossa forma de pensar mudou, e isto vai mudar a nossa forma de viver", explica Diakara.

Os números oficiais da pandemia no Brasil contam mais de 547.000 mortes de Covid-19 a Julho de 2021. Deste total, mais de 34.000 pessoas vivem em territórios indígenas, de acordo com dados da Rede Eclesial Pan-Amazoniana. Durante os meses da emergência sanitária, a violação dos direitos humanos dos povos indígenas foi acentuada no país.

RELATED CONTENT

RELATED TOPICS

navy halftone illustration of a covid virus

Topic

COVID-19

COVID-19
yellow halftone illustration of an elephant

Topic

Environment and Climate Change

Environment and Climate Change
navy halftone illustration of a female doctor with her arms crossed

Topic

Health Inequities

Health Inequities
teal halftone illustration of a young indigenous person

Topic

Indigenous Rights

Indigenous Rights
a yellow halftone illustration of a truck holding logs

Topic

Rainforests

Rainforests

RELATED INITIATIVES

yellow halftone illustration of a logging truck holding logs

Initiative

Rainforest Reporting

Rainforest Reporting

Support our work

Your support ensures great journalism and education on underreported and systemic global issues