Translate page with Google

Story Publication logo October 30, 2023

Chinese Fishing Vessels Employ Indonesians in Degrading Conditions (Portuguese)

Author:
A fishing vessel floats on the open sea in cloudy weather
English

A four-year investigation looks at human rights and environmental crimes on Chinese fishing ships.

author #1 image author #2 image
Multiple Authors
SECTIONS

An English summary of this report is below. The original report, published in Portuguese in Folha de S.Paulo, follows.


Employees on the high seas report 24-hour shifts, with no overtime, no monthly salary, and no access to health services.

ON BOARD THE SAM SIMON IN THE ATLANTIC—For four years, the journalistic organization The Outlaw Ocean Project has been investigating the global supply chain for marine products. Given that a large proportion of these products are caught by Chinese vessels, their fishing fleet in distant waters was the focus of the investigations.

In the area known as Agujero Azul, about 500 kilometers from the Gulf of San Jorge in Argentina and 715 kilometers north of the Falkland Islands, squid fishing by Chinese ships looks like an industrial zone. Hundreds of huge ships concentrate their work within a radius of 80 kilometers.

At night, when most of the squid fishing takes place, darkness extends in all directions. The ships use extremely bright lamps, which can be seen from kilometers away, to lure the animals to the surface. Spending time in such a place is deeply disorienting, but nothing is more overwhelming than the brutal working conditions.


As a nonprofit journalism organization, we depend on your support to fund more than 170 reporting projects every year on critical global and local issues. Donate any amount today to become a Pulitzer Center Champion and receive exclusive benefits!


Navios de pesca da China empregam indonésios em condições degradantes

Funcionários em alto mar relatam jornadas de 24 horas, sem horas extras, salário mensal e acesso a serviços de saúde.


A BORDO DO SAM SIMON NO ATLÂNTICO — A organização jornalística The Outlaw Ocean Project investigou durante quatro anos a cadeia de abastecimento mundial de produtos marinhos. Dado que grande parte desses produtos são capturados por navios chineses, a sua frota de pesca em águas distantes foi o foco das investigações.

Na área conhecida como Agujero Azul, a cerca de 500 quilômetros do golfo de San Jorge, na Argentina, e 715 quilômetros ao norte das Ilhas Malvinas, a pesca de lula feita por navios chineses parece uma indústria. Centenas de navios, enormes, concentram seu trabalho num raio de 80 quilômetros.

À noite, quando ocorre a maior parte da pesca de lula, a escuridão se estende em todas as direções. Os navios usam lâmpadas extremamente brilhantes, que podem ser vistas a quilômetros de distância, para atrair os animais à superfície. Passar um tempo em um lugar assim é profundamente desorientador, mas nada é mais impressionante do que as brutais condições de trabalho.


Wei Yu 18, navio em que tripulante indonésio morreu com sintomas de beribéri. Imagem por Ed Ou/The Outlaw Ocean Project.

O caminho que levou Fadhil até um navio chinês de pesca de lulas foi, de muitas maneiras, um caminho típico. Como a maioria dos marinheiros, os indonésios que trabalhavam no Wei Yu 18 conseguiram seus empregos por meio das chamadas agências de recrutamento. Essas empresas tomam conta de tudo, desde pagamentos e passagens aéreas até taxas portuárias e passaportes, e prometem uma porta de entrada para uma vida diferente e mais lucrativa.

Quando Fadhil ouviu falar dos empregos pelo boca a boca de sua aldeia, ele e outros indonésios deixaram suas casas em julho de 2018 para ir à capital, Jacarta, onde esperaram por meses até embarcarem no navio.

Nesse meio-tempo, os indonésios assinaram contratos que estipulavam que não haveria pagamento de horas extras nem licença médica e que haveria jornadas de trabalho de 15 a 24 horas, durante seis dias da semana, e um desconto salarial de cerca de R$ 250 pela alimentação.

Se o navio de pesca não estivesse perto de um porto conveniente de repatriamento, os contratos permitiam que os capitães prolongassem a estadia dos marinheiros a bordo indefinidamente. Os salários não seriam pagos mensalmente às famílias, mas integralmente somente após a conclusão do contrato, o que constitui uma prática ilegal na maioria dos países.

Os indonésios também descobriram uma série de descontos salariais. Esses descontos teriam sido vagamente explicados em meio a uma enxurrada de documentos, cálculos muito apressados e termos desconhecidos para eles: "confisco de passaporte", "taxas devidas", "ganhos paralelos". Os contratos dos marinheiros também incluíam cláusulas penais, que diziam que eles poderiam pagar até R$ 5.000 se deixassem o navio antes do vencimento do contrato.

Em 28 de agosto de 2018, Fadhil embarcou no Wei Yu 18 no porto de Busan, na Coreia do Sul, juntando-se a uma tripulação de outros nove indonésios e 20 chineses. O navio enferrujado de casco de aço vermelho e branco viajou por várias semanas até a costa da América do Sul para pescar perto do Peru, depois foi para o sul ao longo da costa do Chile.

Durante sua jornada de 22 meses, o navio fez apenas uma escala portuária, em Punta Arenas, no Chile, e passou o resto do tempo a centenas de quilômetros do continente. Com turnos de 15 a 24 horas, os homens normalmente dormiam durante o dia, uma vez que as noites são melhores para a pesca de lulas, realizada com a ajuda de lâmpadas extremamente brilhantes que atraem as criaturas para a superfície.


Durante a pesca de lulas, o trabalho mais pesado ocorre à noite. Os navios têm centenas de lâmpadas do tamanho de bolas de boliche penduradas em ambos os lados do convés, com a finalidade de atrair os moluscos das profundezas. Imagem por Ed Ou/The Outlaw Ocean.

Quando puxadas para bordo, as lulas esguicham uma tinta escura, quente e viscosa. A tinta forma coágulos em poucos minutos e cobre todas as superfícies com uma gosma escorregadia. Imagem por Ed Ou/The Outlaw Ocean.

Jornadas de trabalho em muitos navios chineses duram comumente 15 horas, seis dias por semana; alojamentos ficam abarrotados, lesões, má alimentação, doenças e espancamentos são comuns. Imagem por Ed Ou/The Outlaw Ocean.

No navio, havia quatro homens em cada quarto, e eles dormiam em beliches de madeira com um cobertor por pessoa e colchões de espuma molhados pela umidade, visível também nas paredes. A água que os indonésios bebiam tinha cor de ferrugem e gosto de metal, enquanto seus colegas chineses bebiam água engarrafada. Eles tomavam banho apenas com água salgada.

A violência era comum. Os homens explicaram que o capataz e o capitão batiam em suas cabeças, davam chutes e tapas, geralmente por não entenderem as instruções dadas em chinês, por levarem muito tempo para desembaraçar as linhas de pesca ou por deixarem lulas caírem no convés.

Em agosto de 2019, depois de ficar mais de um ano no mar, o Wei Yu 18 foi acometido por um surto de beribéri, uma doença de fácil prevenção causada pela deficiência de vitamina B1 e frequentemente ligada a dietas com alto consumo de alimentos como arroz. Os dois marinheiros indonésios que contraíram a doença primeiro foram transportados por outro navio pesqueiro até a costa, onde receberam tratamento, recuperaram-se e depois viajaram para casa.

Quando Fadhil adoeceu em setembro, ele e outros marinheiros pediram ao encarregado que o deixasse ir para casa ou para o hospital, mas o pedido foi negado. Uma cópia do contrato de Fadhil indica que o jovem era obrigado a ficar apenas um ano no navio, período que ele já havia concluído. Mas, de acordo com outros marinheiros, o encarregado do Wei Yu 18 disse a Fadhil que ele era obrigado a permanecer dois anos. Fadhil morreu em menos de um mês.

Dois dias após sua morte, o capitão ordenou que o corpo fosse jogado no mar, alegando que tinha a permissão dos pais de Fadhil e despertando a fúria entre os indonésios, que não acreditaram nele. "Que tipo de pai e mãe descartam um filho desse jeito?", disse o indonésio Ramadhan Sugandhi, que trabalhou junto com Fadhil no navio.


Indonésios manuseiam caixão de colega seu morto embaixo do convés - 26.set.2019. Fornecido ao The Outlaw Ocean Project por um membro da tripulação do Wei Yu 18. Imagem gentilmente cedida por The Outlaw Ocean Project.

Cerca de dois anos e meio depois da morte de Fadhil, o time de repórteres do The Outlaw Ocean Project encontrou o Wei Yu 18 na área de pesca do Agujero Azul. Pelo rádio, um homem confirmou que tinha sido o capitão do navio na última década, mas se recusou a responder a perguntas sobre Fadhil e não permitiu nenhuma inspeção dentro do navio, alegando preocupações com a Covid-19.

A verdade é que ao subir a bordo do Wei Yu 18, Fadhil havia entrado naquela que pode ser a maior operação marítima que o mundo já conheceu.

A reportagem e a redação tiveram contribuição de Joe Galvin, Maya Martin, Susan Ryan, Daniel Murphy e Austin Brush. 

RELATED TOPICS

navy halftone illustration of a female doctor with her arms crossed

Topic

Health Inequities

Health Inequities
teal halftone illustration of a family carrying luggage and walking

Topic

Migration and Refugees

Migration and Refugees
a yellow halftone illustration of two trout

Topic

Ocean

Ocean
teal halftone illustration of a construction worker holding a helmet under their arm

Topic

Labor Rights

Labor Rights

Support our work

Your support ensures great journalism and education on underreported and systemic global issues