Chamamento de Projetos Jornalísticos Sobre Florestas Tropicais  

rainforestjournalismfund.logostill_.jpg

Rainforest Journalism Fund

Rainforest Journalism Fund

O Pulitzer Center convida jornalistas que estejam trabalhando em reportagens relacionadas a florestas tropicais para participar de um processo de seleção.

Há dois tipos de bolsas disponiveis:

  • Bolsas para jornalistas produzindo reportagens em inglês para grandes veículos de mídia nos EUA e Europa sobre florestas tropicais em qualquer parte do mundo. Mais informações.
  • Bolsas para jornalistas localizados em países da região amazônica, produzindo reportagens para a mídia local ou regional. A língua pode ser inglês, português ou espanhol. Ver abaixo.

Os projetos de jornalismo apoiados terão foco nos seguintes temas:

  • O papel das florestas tropicais na situação climática mundial e nos padrões metereológicos globais, regionais e locais, com as consequentes impactos na vida humana e condições de vida (em termos gerais), provocados pelo desmatamento  
  • Os fatores de estímulo ao desmatamento (em termos gerais)
  • Soluções para frear o desmatamento (em termos gerais)

O Pulitzer Center pretende financiar custos de viagens internacionais relacionados aos projetos de reportagem sobre florestas tropicais, com ênfase em temas inéditos ou pouco cobertos na mídia local ou regional.  O valor do financiamento para viagens individuais irá variar de acordo com os custos específicos de cada projeto, a serem detalhados no orçamento. A maior parte das bolsas se situa entre US$ 2,500 e US$ 7,500, mas, caso o projeto exige, o valor poderá ser maior.

Os projetos aprovados geralmente têm metade da bolsa paga antes da viagem e o restante depois da entrega do material principal a ser publicado ou transmitido. Os termos específicos de cada bolsa serão negociados durante o processo de aprovação do projeto.  

Distribuição

As propostas devem incluir um plano consistente para a ampla disseminação da reportagem que resultar do projeto em veículos de mídia locais e/ou regionais influentes (podendo ser impresso, online e/ou rádio e TV, ou uma combinação).  Os candidatos precisam mostrar que existe interesse na reportagem por parte de editores e/ou produtores que trabalham nos veículos da mídia onde eles pretendem colocar as reportagens.

Geralmente, a credibilidade do plano de distribuição ganha força se o candidato tiver já um histórico de trabalho com o veículo sugerido.  Cartas de editores simplesmente declarando que podem considerar a matéria não serão suficientes. Mas cartas de editores e/ou produtores que já trabalharam com você no passado e querem voltar a trabalhar com você, são bem-vindas.

Segurança

Se seu projeto envolve trabalho em um ambiente hostil ou perigoso, é obrigatório que você e seus potenciais veículos adiram com rigor aos princípios da  Aliança ACOS, descritos aqui. Jornalistas em regime de freelance que pretendam reportar de zonas de conflito ou de ambientes hostis devem ir apenas quando tiverem a entrega do trabalho acertada com uma organização noticiosa, que assuma plena responsibilidade pelo seu bem-estar.

O Pulitzer Center apoia treinamento para ambientes hostis onde for apropriado.  

Eligibilidade:

As bolsas podem ser pleiteadas por jornalistas, escritores, fotógrafos, produtores de rádio e TV e cineastas; jornalistas empregados e freelancers de qualquer nacionalidade podem submeter propostas.

As propostas devem incluir os seguintes documentos:

  • Um resumo de até 250 palavras do projeto proposto, incluindo um plano de distribuição do conteúdo
  • Uma estimativa preliminar do orçamento, com detalhamento básico de custos. Nossas bolsas de viagem costumam cobrir gastos concretos da reportagem. Pagamentos a tradutores, motoristas e produtores podem ser incluídos. Diárias também podem ser aceitas de acordo com as circunstâncias.
  • Três exemplos de trabalhos já publicados, em mídia impressa ou rádio e TV.
  • Três referências profissionais.  Estas podem ser contatos ou cartas de recomendação. Estas últimas são preferidas no caso de existirem cartas de editores ou produtores interessados.
  • Uma cópia do seu currículo

As propostas podem incluir uma descrição mais detalhada do projeto embora não seja um item essencial  A parte mais importante da proposta é o resumo de 250 palavras.

Prazo: valendo

Em até uma semana após o envio de sua proposta, você receberá uma confirmação de recebimento.  Normalmente, os pedidos recebidos em um dado mês receberão resposta até o fim do mês seguinte. Os projetos apoiados pelo Pulitzer Center devem ser pautas atuais e noticiosas. Se sua proposta exige atenção imediata, favor explicar o motivo no resumo de 250 palavras.

Submeter sua proposta de bolsa

Questões? Contato: amazon.rjf@pulitzercenter.org